Como isso é possível?
Embora seja verdade que dirigir em estradas com frio e chuva apresenta mais riscos do que dirigir em estradas secas, como você pode ler no ipva.inf.br isto é compensado pelo fato de que a relativa segurança das condições da estrada no verão faz com que muitos motoristas tenham uma falsa sensação de segurança, o que os leva a fazer más escolhas de direção que nunca fariam durante o inverno.
Durante os meses de verão é muito mais comum que os motoristas sejam carregados com excesso de velocidade de 50 km/h acima do limite.
Comprar um carro usado ou novo?
Outro fator é que condições mais claras significam que há mais motoristas na estrada – especialmente durante os longos finais de semana de verão. A combinação de mais veículos na estrada e mais motoristas descuidados ao volante leva inevitavelmente a mais colisões.
Estradas secas nem sempre significam condições de segurança
Só porque o caminho está livre, não significa que não haja riscos potenciais para os quais você precise se preparar e lidar. Durante os meses de verão, dois grandes fatores que contribuem para os acidentes são o brilho do sol e o nevoeiro/fumo, que ambos limitam a visibilidade.
Como lidar com a fumaça e a névoa
- Não exagere nos faróis. Isso significa abrandar e poder parar dentro da distância que você pode ver à frente.
- Preste atenção às condições das estradas. Névoa geralmente significa que você está lidando com condições de superfície molhada
- Ligue todas as suas luzes externas, incluindo as luzes traseiras. Muitas vezes, o uso de luzes acesas durante o dia não acende seus faróis traseiros, portanto, certifique-se de que estejam acesas.
- Usar faróis de feixe baixo ou faróis de neblina. É por isso que seu veículo os possuem.
- Aumente sua distância de acompanhamento para compensar a falta de visibilidade
- Nunca passe em fumaça ou neblina.
- Nunca pare na estrada. Ao invés disso, encoste completamente na beirada da estrada em um local seguro. Em seguida, acenda suas luzes de alerta piscando.
Como lidar com o brilho do sol?
Mesmo em dias nublados, a luz do sol pode causar problemas aos motoristas. As melhores maneiras de lidar com esta questão são:
- Seguir os limites de velocidade. O máximo não é uma sugestão, mas um limite rígido imposto para a segurança de todos – incluindo a sua
- Fique pelo menos 4 ou 5 segundos longe de outros carros. Quanto mais próximo você estiver, menos tempo terá para reagir se eles tiverem que frear de repente.
- Mantenha seu para-brisas em boas condições. Isso significa mantê-lo limpo e reparar lascas de rocha assim que você as notar
- Usar óculos de sol
- Não tenha medo de encostar se o sol estiver brilhando demais em seus olhos para que você possa dirigir com segurança